NOTÍCIAS

Cassi apresenta modelo assistencial a entidades representativas do BB

CASSI | Sede Social

2 de outubro de 2020

No dia 1º de outubro, a AAFBB e as demais entidades representativas do BB (Anabb, Contec, Contraf e FAABB) participaram, virtualmente, de reunião organizada pela Cassi para apresentar os detalhes do modelo assistencial baseado na Atenção Primária à Saúde (APS).

A APS é um conjunto de ações de saúde individual, familiar e coletiva, que engloba promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada por equipe interdisciplinar e dirigida à população, em território definido – área de abrangência.

A ação pode ser operacionalizada de várias formas. A Cassi adotou originalmente a Estratégia de Saúde da Família (ESF), sempre pautada nos princípios do acesso, acolhimento, coordenação de cuidados ao longo da vida do participante, com orientação familiar e comunitária, centrada nas necessidades de saúde da população cadastrada.

Os gestores das entidades, que compuseram a Mesa de Negociação quando da discussão do atual estatuto, ouviram os pressupostos da assistência oferecida e também conheceram como é feita a gestão do risco populacional da Caixa de Assistência.

VEJA TAMBÉM