NOTÍCIAS

Dia Mundial da Saúde Ocular

VIVA MAIS | Sede Social

10 de julho de 2020

Hoje, 10 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, que tem por objetivo promover a saúde dos olhos. A data foi instituída como forma de alerta sobre a importância e os benefícios de práticas preventivas de erradicação e controle de doenças relacionadas à visão.

Durante o isolamento social, o tempo de exposição aos aparelhos eletrônicos para assistir programas, séries e interagir nas redes sociais, aumentaram consideravelmente, o que pode prejudicar a saúde ocular.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o uso constante de telas como celulares, tabletes e computadores aumentam a incidência da miopia, problema que tem se tornado uma preocupação mundial. Segundo relatório da OMS, em 2050, cerca de 50% da população mundial terá desenvolvido miopia.

Outro exemplo comum dos prejuízos de quem leva muito tempo exposto às telas dessas tecnologias é a síndrome da vista cansada. Com a vista fixada, recebendo a luz emitida pelo aparelho, as piscadas de olho tendem a ser mais espaçadas, resultando em ressecamento, fadiga ocular, visão turva, tensão ocular e vermelhidão nos olhos.

Há ainda a síndrome da visão por computador (CVS), também causada pelo uso excessivo dos aparelhos digitais, que emitem uma luz azul, prejudicial para a retina.

Para reduzir esses riscos é importante limitar o tempo de exposição aos aparelhos digitais. Ajuste também a luminosidade do aparelho, evitando o excesso de luz refratada agindo sobre a pupila. Nos intervalos entre o uso de uma tecnologia e outra, experimente olhar para um ponto fixo distante para relaxar a musculatura do olho. Evitar ar condicionado ou ventilador muito próximos dos olhos também ajuda, já que eles podem piorar o ressecamento.

VEJA TAMBÉM