NOTÍCIAS

Dia Mundial de luta contra as hepatites virais

AAFBB NA ATIVA | Sede Social

28 de julho de 2020

Hoje, 28, Dia Mundial contra as hepatites virais, a Cassi preparou material de conscientização sobre a doença.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e tuberculose. O impacto dessas infecções acarreta aproximadamente 1,4 milhão de mortes por ano no mundo.

É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes é silenciosa, mas pode se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D e E.

As infecções causadas pelas hepatites B ou C geralmente se tornam crônicas. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer. A hepatite B não tem cura, mas a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita no SUS. A hepatite C não dispõe de uma vacina que promova proteção, mas há medicamentos que permitem sua cura.

Prevenção
Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas contra as hepatites virais A e B. por isso, procure uma Unidade Básica de Saúde perto de você e se proteja!

Como são doenças silenciosas, a orientação é consultar regularmente um profissional de saúde da CliniCassi ou seu médico assistente para obter mais orientações.

Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites-virais

A AAFBB recomenda o site da Cassi como principal fonte para seus associados recorrerem às orientações e informações referentes à saúde durante a pandemia do coronavírus, seguindo assim os direcionamentos provenientes do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

VEJA TAMBÉM