NOTÍCIAS

Estatuto da Cassi: Se você ainda não votou, vote sim!

CASSI | Sede Social

2 de outubro de 2018

Até o dia 5 de outubro, 169.886 associados participarão da consulta sobre a alteração do Estatuto da Cassi.

A AAFBB, que na execução de seus objetivos, se propõe a manter-se atenta aos assuntos referentes aos funcionários da ativa, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil, é favorável ao SIM na alteração estatutária, ratificando seu compromisso na defesa dos interesses coletivos, especialmente em face do BB, da Previ e da Cassi.

Após uma análise criteriosa das alterações propostas, o posicionamento da AAFBB se baseou nas principais preocupações dos associados. O primeiro ponto analisado diz respeito à adaptação do Estatuto às novas regras instituídas pela CGPAR 23. Por mais que a Resolução ofereça 48 meses para que as operadoras se adequem, a preocupação da Associação é que o até lá, o plano ficará fechado ao ingresso de novos associados. Logo, sem novas inscrições, ficará inviável a manutenção financeira de Caixa de Assistência. A Cassi está em déficit há muitos anos e a AAFBB acredita que a nova forma de custeio e contribuição por dependentes equilibre financeiramente a Caixa.

Outro ponto muito questionado e que levantou preocupação dos associados é com relação a Governança e ao Voto de Minerva. A AAFBB entende que as alterações não colocam em risco a gestão da Cassi. Além disso, a instituição da Assembleia de Associados irá aumentar o poder dos assistidos, possibilitando decisão em situações de impasse. Vale ressaltar que a Diretoria de Administração e Finanças e a Diretoria de Rede de Atenção à Saúde ficarão com os eleitos. Além disso, o Banco do Brasil, após reação contrária por parte das entidades representativas, retirou da proposta do Voto de Minerva no Conselho Deliberativo.

O último ponto de preocupação da Associação, é a ameaça a preservação de direitos dos associados. Hoje a situação financeira encontrada na Cassi está passível de uma intervenção da ANS. Essa intervenção apresenta um cenário incerto com relação aos programas que não fazem parte do rol de exigências da agência reguladora. Sendo assim, com uma intervenção, os associados poderão perder programas como o Programa de Assistência Farmacêutica, e a CliniCassi, benefícios conquistados ao longo dos anos de existência da Caixa.

Saiba como votar

A votação é realizada em três canais para todos os associados (ativos e aposentados), o que facilita a participação: no App Cassi, disponível gratuitamente para download em celulares smartphones, no site Cassi e nos terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil. Funcionários da ativa terão ainda a opção de participar pelo SisBB.

Poderão votar os associados da Cassi que, em 30 de junho de 2018, estavam em situação regular junto à Caixa de Assistência, de acordo com o Estatuto Social.

 VOTE SIM PARA MANTER A PERENIDADE DA CASSI!

 

Leia mais sobre o assunto:

24/09/2018Porque SIM

20/09/2018AAFBB indica voto SIM à reforma estatutária da Cassi

17/09/2018 – Conselheiros definem posicionamento da AAFBB para CASSI

11/09/2018 – Reforma estatutária da Cassi já tem data para começar a ser votada

05/09/2018 – Cassi: Ação Coletiva da AAFBB busca sustar a CGPAR 23

31/08/2018 – Cassi participa de audiência pública sobre a Resolução CGPAR nº 23

31/08/2018 – Cassi detalha análise sobre sugestões de entidades e associados

06/08/2018 AAFBB e ANABB: Somando forças

01/08/2018 – Entidades participantes da Mesa de Negociação solicitam ao BB retomada das negociações e acesso à proposta de alteração estatutária

29/07/2018 – AAFBB e Entidades encaminham ajustes ao documento construído para salvar a Cassi

22/06/2018 – AAFBB atenta aos rumos da Cassi

07/06/2018 – Futuro da Cassi: Banco do Brasil responde proposta das Entidades

10/05/2018 – Novas oportunidades e a expectativa para o futuro da nossa Caixa de Assistência

VEJA TAMBÉM