NOTÍCIAS

Exercício pode diminuir internação hospitalar

AAFBB | Sede Social

21 de maio de 2020

Exercitar-se é o passaporte para garantir uma existência saudável e uma velhice que vai pesar menos no bolso. Em tempos de pandemia, quando todos nos angustiamos diante do risco de adoecer e precisar de internação, um estudo da Universidade de Cambridge, divulgado no começo do mês, só ratifica os benefícios da atividade física. O trabalho mostrou que homens e mulheres, da meia-idade a velhice, enfrentam um período menor de hospitalização quando se dedicam a algum tipo de exercício.

O levantamento acompanhou as internações de pacientes de ambos os sexos, entre 40 e 79 anos e observou que os mais ativos permaneciam um intervalo de tempo de 25% a 27% menor no hospital. Traduzindo para números, os sedentários passavam pelo menos quatro dias a mais internadas. Resultados similares foram constatados 10 anos depois, quando os participantes da pesquisa tinham entre 50 e 90 anos.

Publicado na “BMC Geriatrics”, ele foi realizado por pesquisadores do departamento de saúde pública da universidade com base em dados de mais de 25 mil britânicos que são acompanhados há 20 anos e entrevistados regularmente sobre seu estilo de vida.
A boa notícia é que até aqueles classificados como moderadamente sedentários, apresentavam um quadro de recuperação melhor que os totalmente inativos. Portanto, nunca é tarde para começar a se exercitar!
Veja dicas de exercícios:

Alongamentos
1 – Em pé, com as pernas unidas, levante os braços sobre a cabeça e entrelace os dedos das mãos. Depois, dobre o tronco para baixo e tente encostar com os dedos da mão no chão.

2 – Novamente com o corpo ereto, levante os braços sobre a cabeça e entrelace os dedos das mãos. Nessa posição, incline o quadril lateralmente para a esquerda e para a direita.

3 – Se tiver facilidade para sentar e se erguer: sente-se no chão com as pernas esticadas e abaixe o tronco sobre elas. Permaneça alguns segundos nessa posição e retorne.

4 – Em pé, com as pernas ligeiramente afastadas, tente encostar no chão com os dedos das mãos, inclinando o tronco para baixo.

5 – Sentado e com as pernas cruzadas, gire o tronco para trás para ambos os lados.

Articulações
6 – Entrelace os dedos das mãos e gire os pulsos fazendo movimentos circulares.

7 – Gire os braços esticados para frente e para trás.

8 – Em pé e com os braços esticados ao longo do corpo, gire a cabeça (inclinada para baixo ao passar pelo peito, para o lado ao passar por cada ombro e para cima ao passar pelas costas ) em ambas as direções.

9 – Com as mãos na cintura, balance cada perna para frente e para trás. Depois, gire cada uma delas no sentido horário e no sentido anti-horário.

10 – Agache-se, como se fosse sentar numa cadeira, ao mesmo tempo em que ergue os braços para a frente. Erga-se e repita o movimento.

Fonte: G1 Portal de notícias

VEJA TAMBÉM