NOTÍCIAS

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Notícias | Sede Social

4 de fevereiro de 2020

O Dia de Combate ao Câncer é lembrado hoje, em todo o mundo, como forma de alerta e conscientização para que as pessoas tenham acesso a tratamento e informações sobre a doença. Anualmente, mais de oito milhões de pessoas morrem em decorrência de algum tipo de câncer, em todo o mundo. A prevenção ainda é considerada o melhor remédio e tudo indica que ela começa no prato. Análises científicas mostram cada vez mais evidências que os fatores alimentares estão diretamente associados ao surgimento da doença.

Produtos de origem animal e o câncer
De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer – a melhor forma de evitar a doença é a prevenção. A instituição cita o exemplo de casos de câncer de pulmão, que tiveram redução com as políticas de incentivo contra o fumo. O Inca afirmou, também, que outras indústrias precisam entrar nos esforços de prevenção, como a indústria de alimentos.

Parar de fumar (ou nem começar) é outro fator primordial na prevenção do câncer. O fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo e isso faz com esse hábito seja um fator de risco para o câncer na cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama. Você também deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas – o consumo dessas substâncias, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Se você misturar bebidas com cigarro, as chances de o câncer aparecer são maiores ainda.

Para o Ministério da Saúde, frutas, legumes, verduras e cereais integrais, por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Assim como a prática de exercícios físicos, seja fazendo caminhadas ou aulas de dança, trocando o elevador pelas escadas ou mesmo cuidando da casa ou do jardim. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade.

VEJA TAMBÉM