NOTÍCIAS

Novembro Azul 2019: saúde masculina em pauta

AAFBB | Sede Social

5 de novembro de 2019

Mundialmente conhecida, Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. Estima-se 68 mil casos diagnosticados no ano de 2018.

O movimento é equivalente ao Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama e a saúde da mulher. Por conta disso, o símbolo do Novembro Azul também é um laço, que em alguns casos está acompanhado de um bigode para representar os homens.

A campanha surgiu em um bar na Austrália, em 2003, quando Adam Garone, o irmão e um amigo estavam tomando cervejas e conversando. Ao longo do bate-papo, eles acabaram falando sobre a moda dos anos 1970 e como o bigode tinha caído em desuso. O dia terminou com um desafio: passar todos os 30 dias de novembro com bigode.

No ano seguinte, o grupo quis reforçar ainda mais a iniciativa e, inspirado pelas mulheres que o cercava — e todo o movimento do Outubro Rosa —, pensou na saúde do homem e descobriu que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens. Não há registros de em que momento o laço passou a ser o símbolo do Novembro Azul, mas a escolha pega carona na campanha feminina.

O Ministério da Saúde, favorável à abordagem integral da saúde dos homens, tem uma página em seu site sobre causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção do câncer de próstata.

VEJA TAMBÉM