NOTÍCIAS

Novembro Azul: não deixe o medo vencer

VIVA MAIS | Novembro Azul: não deixe o medo vencer

16 de novembro de 2020

Falta de tempo, medo… Esses são alguns dos motivos apresentados por homens que não vão ao urologista. Você sabia que mais da metade dos homens brasileiros que são atendidos pelo SUS nunca foi ao urologista? A informação é do Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da Campanha Novembro Azul no Brasil. De acordo com dados do INCA, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e é aproximadamente duas vezes mais comum em homens negros se comparados aos brancos.

O câncer de próstata, assim como a pressão alta e o diabetes, é silencioso. Por isso, a única forma segura de se precaver em relação à doença é a consulta médica. Homens a partir dos 50 anos devem realizar o exame anualmente.

O exame é extremamente rápido, é feito com anestésico local, de uma forma que provoque menos incômodo para a pessoa. Ainda hoje é uma das formas mais seguras e eficientes para poder diagnosticar o câncer de próstata na forma mais inicial.

Além do exame preventivo, os médicos recomendam que sejam evitados outros fatores, já conhecidos facilitadores da doença, como alimentação pobre em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, sedentarismo, consumo de álcool e tabaco.

 

Leia mais sobre o assunto:
10/11/2020 – Novembro Azul: como surgiu o movimento
06/11/2020 – Novembro Azul: prevenir é o melhor remédio

VEJA TAMBÉM