NOTÍCIAS

Setembro Amarelo: exercícios físicos e alimentação saudável são grandes aliadas

VIVA MAIS | Sede Social

18 de setembro de 2020

O equilíbrio entre o corpo e a mente traz diversos benefícios para a saúde, principalmente no combate à depressão e ansiedade. É nesta hora que a prática de exercícios físicos e a boa alimentação entram como grandes aliadas para afastar esses males.

Nutricionistas indicam que uma alimentação rica em proteínas, frutas, grãos integrais, leguminosas e oleaginosas contribuem para sensação de bem-estar. Além disso, alguns alimentos como ovos, peixes, castanhas e chocolate amargo ajudam a tratar especificamente a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão.

Já a prática de exercícios físicos promove a produção e liberação de substâncias como a endorfina e a dopamina, que dão disposição, auxiliam na concentração e no bom humor. Além disso, a atividade física é capaz de promover o ânimo e afastar aquela sensação de incapacidade que geralmente as pessoas sentem.

Uma boa dica de atividade é a Ioga, que ensina a pessoa a respirar com concentração e a praticar o foco e a atenção plena. Cuidar das plantas também é uma excelente opção, já que as plantas ajudam no processo terapêutico, além de harmonizar a casa, trazendo equilíbrio.

E nunca se esqueça, você não está sozinho! Se não está se sentindo bem e precisa conversar, procure um amigo ou familiar para desabafar. Mas caso não se sinta confortável para isso, não se desespere. Você pode procurar um profissional ou se tiver medo de expor seus sentimentos, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) que lá terá uma equipe preparada para lhe ajudar! Basta você ligar para o telefone 188 e receberá toda a atenção necessária.

VEJA TAMBÉM