Crimes virtuais: saiba como não cair em golpes

8 de julho de 2021

Você sabia que durante a pandemia houve um aumento nos casos de crimes virtuais?

O trabalho remoto facilitou a ação de criminosos, que desenvolveram métodos para essas ações na internet, o chamado Phishing. Phishing é o termo usado para conceituar o roubo de identidade online, ou seja, um golpe aplicado na internet com a finalidade de adquirir, de maneira ilícita, dados de pessoas ou empresas, como senhas e informações financeiras e bancárias.

Em geral, os hackers usam e-mails, aplicativos e sites desenvolvidos com a finalidade de roubar dados pessoais. Eles são experientes e se esforçam para parecerem confiáveis, enviando mensagens convincentes, com um layout semelhante ao de um órgão ou empresa real.

Em alguns casos, assim que a vítima abre o e-mail ou o aplicativo, seus dados são capturados. Em outras situações, há o convite para clicar em um link capaz de deixar o equipamento vulnerável e dar acesso a tudo o que o criminoso deseja.

Por isso, adotar uma postura preventiva e agir com cautela pode reduzir significativamente as chances de se tornar uma vítima de phishing. O ideal é ficar atento, especialmente quando receber mensagens de e-mail ou SMS. 

Existem indícios que podem te alertar para impedir o golpe, como:

Recebimento de confirmação de mudança de senha sem solicitação;

Mensagens com erros gramaticais e de digitação;

E-mails com layout desconfigurado e imagens distorcidas;

Presença de links com mensagens apelativas, como “oportunidade imperdível”.

Na dúvida, procure os canais oficiais de atendimento do seu banco ou de empresas.  Se precisar falar com a AAFBB, esses são os nossos canais oficiais:
www.aafbb.org.br
https://www.facebook.com/aafbboficial/
https://www.instagram.com/aafbboficial/
AAFBB TV – Youtube
APP AAFBB