DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
29 de agosto de 2023

Fumar mata anualmente 8,7 milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, são mais de 160 mil mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo vilão não é apenas o cigarro industrializado. Para tentar reduzir esse quadro alarmante, diversas ações são realizadas em diversos países, e uma delas foi a criação, no Brasil, do Dia Nacional de Combate ao Fumo, que acontece todo dia 29 de agosto.
O objetivo das campanhas é a conscientização dos brasileiros a respeito dos riscos que o fumante assume com o tabagismo. A própria OMS associou o fumo a diversos tipos de tumores, mas há outras doenças relacionadas. “O hábito também pode desencadear patologias cardiovasculares, menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica e doença obstrutiva arterial periférica”, enumerou o cirurgião cardiotorácico Marco Aurélio Marchetti Filho, professor da Universidade Santo Amaro.
Em recente pesquisa da Vigitel, órgão ligado ao Ministério da Saúde, ficou constatado que muitos jovens ainda acreditam que apenas o cigarro industrializado é responsável pelas doenças graves. Com isso, tem crescido o número de usuários de outras formas de fumo, como a maconha e o cigarro eletrônico, ignorando seus malefícios.
Com tantos riscos à saúde e um quadro estatístico de mortes tão assustador, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é um momento único para a sociedade informar a população sobre esse gravíssimo problema e educar seus jovens a respeito do silencioso perigo desse traiçoeiro hábito.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e, caso apresentem conteúdo impróprio ou ilegal, serão excluídos.
Comentário enviado 31 de agosto de 2023 às 01:41
Veja isso…