JUNTOS NO COMBATE A ESSE MAL SILENCIOSO
10 de setembro de 2023

Endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A instituição estima que, anualmente, cerca de um milhão de pessoas tirem suas próprias vidas em todo o mundo. No Brasil o número gira em torno de 14 mil vítimas.
Para reforçar o combate a esse inimigo traiçoeiro em nosso país, foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina a campanha Setembro Amarelo, que tem na conscientização e no alerta à sociedade as suas maiores armas. A AAFBB apoia essa ação.
Estatisticamente, os casos de suicídio estão relacionados a distúrbios mentais ou psicológicos, os quais, na maioria das vezes, não receberam diagnóstico ou tratamento adequado; por tal razão, especialistas acreditam que a maioria dessas mortes eram evitáveis. A partir dessa premissa, trabalhar vigilância familiar, apoio médico e psicológico e informação de fácil acesso tem sido prioridade.
Durante a sofrível tempestade que os pacientes atravessam, é difícil ter esperança e raciocinar com clareza, o que faz da morte a solução encontrada para pôr fim à angústia que vivenciam. Amigos e familiares precisam estar atentos a possíveis sinais para poderem encaminhar o problema a profissionais capacitados. É o sol que brota após a tormenta.
APOIO
O Centro de Valorização da Vida (CVV) tem sido um grande reforço nessa luta e tem evitado muitas tragédias. Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O número telefônico é 188.
Aqueles que lidam com portadoras de distúrbios emocionais também podem contribuir, doando seu amor, generosidade e ouvindo sempre que forem chamados, sem qualquer tipo de julgamento. Que fiquemos todos atentos e façamos parte da solução.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e, caso apresentem conteúdo impróprio ou ilegal, serão excluídos.