Novembro Azul: como surgiu o movimento

10 de novembro de 2020

Você conhece a história de como foi criado o Novembro Azul?  Movember é o nome do movimento que teve início no ano de 2003, na Austrália, quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja em um bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta, já que ninguém mais usava. Então, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo. Naquele ano, 30 amigos se reuniram nessa causa.

A história foi se espalhando e evoluindo e, no ano seguinte, eles criaram então a fundação Movember e todo o dinheiro arrecadado pelos bigodões era destinado ao combate ao câncer de próstata.

No Brasil, a campanha  foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia, em 2008. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença. Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro diversas ações focadas na saúde do homem. Nascia assim o Novembro Azul.

Hoje, por todo o Brasil, são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.

Leia mais sobre o assunto:
06/11/2020 
Novembro Azul: prevenir é o melhor remédio