Presidente da AAFBB comenta nova reunião com a ANS

2 de maio de 2019

Loreni de Senger, Presidente da AAFBB, participou de nova reunião com a ANS e relata o encontro com o órgão.
Em 30.04, novamente os participantes da Mesa de Negociação – AAFBB representada por sua Presidente Loreni de Senger, ANABB, representada por seu Presidente Reinaldo Fujimoto, CONTRAF-CUT, representada pelo Coordenador da Mesa de Negociação, Wagner Nascimento e a FAABB, representada por Ari Sarmento – se reuniram com o Presidente da ANS, Sr. Leandro Fonseca e com sua Assessora, Sra. Lenise Secchin, para conversar sobre a proposta de sustentabilidade da Cassi.
A reunião se deu num clima de total clareza e transparência, tendo o nosso grupo sido recebido de forma muito cordial e atenciosa pela direção da ANS.
Inicialmente, expusemos nossa preocupação com a situação financeira da Caixa e de quais foram as medidas que a Mesa de Negociação, em conjunto com a direção da Cassi e os gestores do Banco, estão propondo para equacionar o caso.
Foram detalhados para a ANS diversos pontos da proposta a ser encaminhada, em breve, para consulta ao Corpo Social, principalmente no tocante ao lado financeiro da referida proposta, que é o aspecto mais relevante.
A ANS se colocou na condição de, como órgão regulador, ter que fiscalizar e fazer cumprir as regras legais e de mercado.
Conversamos também sobre o processo de Direção Fiscal e, na ocasião, a ANS esclareceu como se dá operacionalmente esse processo, seus ritos regulamentares e o seu encaminhamento dentro do órgão regulador. Sendo importante ressaltar que o principal objetivo da Direção Fiscal é o de verificar  dentro da empresa, através do  técnico nomeado pela própria ANS, a conformidade dos números e dados contábeis, principalmente quando uma operadora de saúde se mostra com a delicada estrutura financeira que ora a Cassi apresenta, problemas de solvência e de fluxo de caixa.
Após toda essa conversa, entendemos ser necessário, cada vez mais, a aprovação da proposta da mesa de negociação, única forma de se manter a continuidade e a perenidade da Cassi.
Aguardamos os próximos passos, agora no âmbito do Banco do Brasil, para que se possa iniciar o processo de consulta ao corpo social.
Para nós Associados é de vital importância nos movimentarmos de forma a garantir um dos nossos maiores benefícios chamado CASSI.
Leia mais sobre o assunto:
26/04/2019 – Entidades Representativas se reúnem com a ANS
18/04/2019 – Documento assinado pelo Diretor de Normas da ANS recomenda Regime Especial de Direção Fiscal na Cassi
15/04/2019Vote SIM no Relatório da Cassi 2018